Potencializando Mentes
A importância da rotina visual para crianças com deficiência - Potencializando Mentes

A importância da rotina visual para crianças com deficiência

WhatsApp
Facebook
Twitter

A importância da rotina visual para crianças com deficiência

Por Raul Miranda

Rotina visual

A implementação da rotina visual é essencial para proporcionar sentido e organização à criança durante o seu tempo na escola. Essa prática consiste em oferecer uma programação visual que auxilia o indivíduo a compreender e prever tudo o que acontecerá durante o seu turno escolar, reduzindo a ansiedade relacionada à incerteza do que é esperado dele nesse ambiente.

A rotina visual deve conter informações visuais sobre todas as atividades que a criança realizará na escola, desde a sua chegada até a sua saída. É importante que ela esteja exposta na sala de aula logo que a criança chegar, para que ele possa ter uma visão clara do que está por vir.

Por meio da rotina visual, a criança é capaz de compreender o que irá acontecer em cada momento, ao invés de ser apenas levada às atividades sem entender o que está acontecendo. Além disso, a rotina permite que a criança tenha noção do tempo restante para a realização de uma atividade específica, assim como para o término do seu turno escolar.

Estudos demonstram que a implementação da rotina visual traz melhorias no comportamento e no autocontrole de crianças com autismo. Essa estrutura auxilia na compreensão do que precisa ser feito e na compreensão das expectativas dos outros em relação ao comportamento da criança.

Ao utilizar a rotina visual, estamos proporcionando uma base sólida para a criança se orientar e se sentir segura dentro do ambiente escolar. Essa prática promove a autonomia, a previsibilidade e a compreensão, contribuindo para o seu desenvolvimento acadêmico e social.

Adaptação do ambiente e das atividades

Para garantir a inclusão e o desenvolvimento adequado de algumas crianças, é necessário realizar adaptações no ambiente escolar. Essas adaptações podem envolver o uso de indicações visuais, sinalizadores e estratégias que facilitem a sua independência no ambiente.

Além disso, as atividades desenvolvidas também podem precisar de ajustes para que estejam de acordo com o seu nível de compreensão. Dessa forma, o momento de executar as atividades se torna mais motivador e funcional para ela.

É fundamental lembrar que cada criança é única e, portanto, é necessário avaliar individualmente, antes de implementar qualquer estratégia de adaptação. É importante respeitar a individualidade e buscar a troca de informações com a família e os demais profissionais que a acompanham. Trabalhar em equipe é essencial para facilitar o seu processo de desenvolvimento.

Ao realizar as adaptações necessárias no ambiente e nas atividades, estamos proporcionando um ambiente inclusivo e que atende às necessidades específicas de cada criança. Isso contribui para o seu progresso acadêmico, social e emocional, garantindo uma experiência educacional enriquecedora e positiva para todos os envolvidos.

A importância da rotina para crianças com autismo

A rotina desempenha um papel fundamental no desenvolvimento e bem-estar de todas as crianças, independentemente de terem um desenvolvimento típico ou atípico. Para crianças com autismo, que enfrentam desafios na comunicação e interação social, a rotina se torna ainda mais importante.

 O renomado educador e psiquiatra norte-americano Rudolf Dreikurs comparou a importância da rotina para as crianças com autismo à importância das paredes para uma casa. Assim como as paredes fornecem segurança, limites e dimensão a uma casa, a rotina oferece o mesmo para as crianças com autismo.

Para essas crianças, a rotina atua como um guia, proporcionando previsibilidade e estrutura em seu dia a dia. Isso ajuda a reduzir a ansiedade, evita que se sintam inseguras e confusas, e contribui para a diminuição de comportamentos indesejados.

A rotina oferece uma série de benefícios para as crianças com autismo. Ela fornece um senso de ordem e previsibilidade, o que é especialmente importante para crianças que têm dificuldade em processar e compreender mudanças repentinas ou imprevistas. Através da rotina, as crianças com autismo conseguem antecipar o que vai acontecer em cada momento do dia, o que traz uma sensação de segurança e controle.

Além disso, a rotina também ajuda a desenvolver habilidades sociais e de comunicação. Ao seguir uma rotina consistente, as crianças com autismo têm a oportunidade de praticar e aprimorar suas habilidades de interação e comunicação, pois sabem o que esperar e como se preparar para cada atividade.

É importante ressaltar que a rotina não precisa ser rígida e inflexível. Ela pode ser adaptada de acordo com as necessidades individuais da criança e da família. O objetivo é fornecer uma estrutura consistente e previsível que traga segurança e bem-estar para a criança.

Portanto, ao estabelecer e manter uma rotina sólida, estamos proporcionando um ambiente seguro e estruturado, que favorece o seu desenvolvimento e bem-estar. A rotina se torna uma ferramenta valiosa para ajuda-las a enfrentar os desafios diários, promovendo seu crescimento e aprendizado de forma saudável e positiva.

Defina uma rotina para crianças com autismo

Para crianças com autismo, estabelecer uma rotina consistente e previsível é de extrema importância. Ter a certeza do que acontecerá em seguida é reconfortante para elas, pois não possuem a capacidade de questionar ou se adaptar facilmente a mudanças repentinas.

Imagine-se na situação de levar seu filho à escola. Mesmo que precise fazer um caminho diferente por algum motivo, é essencial que você o avise e explique o que está acontecendo. Por exemplo, você poderia dizer: “Filho, estamos indo para a escola, mas hoje vamos fazer um caminho diferente. Não vamos passar pelo túnel, mas vamos ver um posto de gasolina que tem um boneco”. Essa simples explicação, mesmo sem a necessidade de um questionamento, pode acalmar e tranquilizar seu filho.

É importante criar referências visuais ou verbais para ajudar a criança a se localizar e entender o que está acontecendo. Mesmo que elas não expressem suas dúvidas ou preocupações, é perceptível como sua agitação diminui e elas se tornam mais calmas ao receberem informações claras e previsíveis.

Quando uma rotina é estabelecida e seguida corretamente, esse estado de calma e segurança prevalece ao longo do dia. Saber o que acontecerá em cada momento traz uma sensação de controle e estabilidade para a criança, reduzindo a ansiedade e evitando comportamentos indesejados.

No entanto, é importante lembrar que imprevistos podem ocorrer e nem sempre é possível seguir a rotina à risca. Nesses casos, é fundamental fornecer explicações simples sobre as mudanças e minimizar o impacto que elas possam causar. Mesmo que não possam expressar suas perguntas, as crianças se beneficiam de uma comunicação clara e adaptada às suas necessidades.

Estabelecer e manter uma rotina consistente é essencial para crianças com autismo. Isso proporciona um senso de segurança, controle e previsibilidade, contribuindo para o seu bem-estar emocional e desenvolvimento saudável. Ao criar um ambiente estruturado e previsível, estamos ajudando-as a lidar com os desafios do dia a dia e promovendo seu crescimento de forma positiva.

A rotina para crianças com autismo faz diferença?

A rotina desempenha um papel fundamental no bem-estar e no desenvolvimento infantil. Para ilustrar a importância da rotina, podemos comparar a falta dela a uma viagem sem roteiro definido. É como estar perdido, sem saber se iremos para a praia ou para a neve, se iremos de avião ou de carro, se será durante o dia ou à noite, se teremos um lugar para dormir ou comer. Esse estado de incerteza constante gera insegurança e agitação nas crianças.

Muitas mães optam por criar um quadro de rotina visual para seus filhos com autismo, uma vez que eles são extremamente visuais e se beneficiam dessa forma de comunicação. Esse quadro mostra as atividades semanais da criança, facilitando para ela entender o que acontecerá a seguir. Dessa forma, ela tem uma referência visual clara e previsível, o que pode reduzir a ansiedade e promover uma sensação de segurança.

Por outro lado, algumas mães preferem verbalizar a rotina, especialmente quando seus filhos têm dificuldade em lidar com mudanças. Essa abordagem permite uma flexibilidade maior para lidar com imprevistos e evita que a criança se sinta presa a um cronograma rígido. No entanto, é importante discutir com um analista do comportamento para desenvolver estratégias que estabeleçam a rotina da melhor forma possível para cada criança.

O ponto crucial é garantir que a criança não se sinta insegura, desconfortável e agitada simplesmente por não saber o que acontecerá em seguida. Ter uma rotina estabelecida traz previsibilidade e estabilidade para a vida da criança com autismo, o que é essencial para seu bem-estar emocional e para minimizar comportamentos indesejados.

Em resumo, a rotina desempenha um papel significativo na vida das crianças com autismo. Ela proporciona uma sensação de segurança, reduz a ansiedade e promove um ambiente estruturado e previsível. Seja por meio de um quadro visual ou por verbalização, o importante é estabelecer uma rotina adaptada às necessidades da criança, garantindo que ela se sinta segura e confortável em seu dia a dia.

Referência

Hayes, G.R., Hirano, S., Marcu, G. et al. Interactive visual supports for children with autism. Pers Ubiquit Comput 14, 663–680 (2010). Disponível em <https://doi.org/10.1007/s00779-010-0294-8> Acesso em 09 JUN 2024.

WhatsApp
Facebook
Twitter

Amplie seu conhecimento

Leia outras notícias e mantenha-se informado.
Conheçam Helena: uma menina doce, curiosa e cheia de sorrisos!
Conheçam Helena: uma menina doce, curi...
Helena é a inspiração por trás do incrível livro “Helena e os t...
A Literatura Infantil como ferramenta potente para inclusão - Potencializando Mentes
A Literatura Infantil como ferramenta ...
A Literatura Infantil como ferramenta potente para inclusão Por Raul ...
O Autismo na Educação Infantil – um campo fértil de possibilidades - Potencializando Mentes
O Autismo na Educação Infantil – um ca...
O Autismo na Educação Infantil – um campo fértil de possibilidades Po...

Esta loja utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência. Ao clicar em ‘ok” e continuar navegando, você concorda com a nossa política de privacidade e os nossos termos de uso.

Potencializando Mentes

© 2025

Potencializando Mentes

© 2025

Raul Miranda
Atendimento de segunda à sábado, das 9h às 17h
Raul Miranda
Atendimento de segunda à sábado, das 9h às 17h